Financiamento para compra de ônibus é aprovado

A votação do PL 037/2007 que " AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONTRATAR FINANCIAMENTO JUNTO AO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECÔNOMICO E SOCIAL (BANDES) ATRAVÉS DO BANCO DO BRASIL, NA QUALIDADE DE MANDATÁRIO A OFERECER GARANTIAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" foi o ponto de maior debate ente os parlamentares de Irupi durante a sessão da última segunda-feira (05/11).

O projeto pedia autorização para que a Prefeitura Municipal efetuasse um  financiamento para aquisição de ônibus dentro do projeto "caminhos da escola" no valor de R$ 600.000,00 dividindo o seu pagamento em 72 parcelas mensais.

Embora o projeto tenha recebido Pareceres Favoráveis das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento acabou sofrendo uma emenda aditiva do Vereador Davi Afonso da Silva (PMDB) que limita o parcelamento até o fim do ano de 2008.

O autor da emenda afirmou que a emenda foi uma iniciativa pessoal justificou-se dizendo ser contra o fato de o parcelamento atingir os próximos pleitos deixando dívida para quem venha a ser Prefeito a partir de 2009. Indo à plenário a emenda foi rejeitada por cinco votos a quatro. E o Projeto terminou aprovado em com seu texto original por sete votos favoráveis havendo uma abstenção do Vereador Davi Afonso.

A Repercussão do Projeto e a Compra dos ônibus

O Vereador José da Costa (PSB) concorda com a necessidade de aquisição dos ônibus para auxílio no transporte escolar municipal lembrando que Irupi tem sido alvo de constantes reportagens que denunciam a má qualidade do atual sistema de transporte que é acusado por alguns meios de comunicação de ser ilegal e inseguro.

O líder da bancada de vereadores que apóia o Executivo Municipal na Câmara, Marcos Antônio Gomes de Lima (PSC) afirmou que o município de Irupi está entre os 22 municípios do estado do Espírito Santo que não estão inadimplentes e podem efetuar financiamentos como este. A mesma afirmação foi feita pelo Vereador Paulo Shuab (PFL) que também elogiou ao Prefeito Municipal por estar neste pequeno grupo entre os 78 municípios do estado que se encontram em condições de efetuar o financiamento.

Já o Vereador Nivaldo Teodoro de Almeida (PMDB) lamentou as condições das estradas dizendo que as mesmas não têm condições de receber o tráfego constantes de ônibus escolares em tempos de chuva, uma vez que, segundo disse, nem mesmo as picapes e toyotas. Davi Afonso (PMDB) também citou as estradas de terra do interior do município, acusando a administração pública municipal  de não cuidar bem das mesmas , e dizendo que da forma que as estradas estão sendo tratadas, os ônibus que serão adquiridos não poderão atender a zona rural.

Data de Publicação: segunda-feira, 05 de novembro de 2007