Rodovia Irupi - Santa Cruz - BR262 já tem nome

A Rodovia Estadual asfaltada recentemente ligando a sede do município de Irupi à BR 262 passando pelo distrito de Santa Cruz foi denominada "Rodovia Estadual Welington Firmino do Carmo" pela lei estadual 8.527 após aprovação na Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo do Projeto de Lei 105/2007 de autoria do Deputado Elion Vargas (PV).

A indicação do nome de "Elinho", como era chamado o irupiense e ex - prefeito de Iúna, foi feita pelos vereadores de Irupi  Luiz Lourenço da Silva (PMDB) e Davi Afonso da Silva (PMDB) ao Deputado Elion Vargas.

BIOGRAFIA

Saiba quem foi Welington Firmino do Carmo:

WELINGTON FIRMINO DO CARMO, natural de Irupi, Estado do Espírito Santo, estudou nas escolas do Município do então Distrito de Irupi, quando ainda Iúna, assumiu a Secretaria de Gabinete do então Prefeito Lino Garcia sob indicação do Vice Prefeito da época, Sr. Mário Luiz Barbosa, foi pessoa fundamental na Administração de Lino Garcia, um dos prefeitos com maior aceitação da cidade de Iúna, nesse período, aproveitando a oportunidade ora confiada a ele, iniciou o curso de Direito na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde se formou Bacharel em Direito e posteriormente, se tornou advogado.

Mais o fato que mais marcou a vida de WELINGTON FIRMINO DO CARMO (ELINHO) foi o cargo de Prefeito da cidade de Iúna, período que dedicou grande parte de sua vida à proporcionar progressos para nossa Região, foi o principal responsável pela emancipação Político Administrativa do Município de Irupi, local onde nasceu, sendo grande apaixonado por essa terra, homem humilde e que conhecia a todos, e com seu jeito alegre e social, dirigia seu abraço a todo como se fossem pessoas de sua família.

Dono de uma oratória incomparável, ELINHO se comunicava com seu povo em palanques e no corpo a corpo pelas ruas através de seu rico vocabulário e tom de voz marcante, convencendo à sociedade interessada e plantando sua sabedoria política e social.

ELINHO era Casado com D. Julieta Padilha do Carmo, também natural de Irupi, com quem teve três filhos e morava nas proximidades do Estádio de Futebol Antônio Osório Pereira, na cidade de Iúna, residência que construiu com seu trabalho em suas atividades públicas e no exercício do Direito, já que era um dos maiores juristas de nossa região. Fiz questão de citar essa casa, pois foi o local onde ELINHO e sua família, passaram por momentos dramáticos, isso quando sua residência foi invadida e alvejada por tiros de armas de fogo, o atingindo várias vezes, levado as preças para a Santa Casa de Iúna em estado gravíssimo, e posteriormente sendo transferido para o Hospital César Leite de Manhuaçú, quando já estava fora de perigo, e já recebendo visitas de parentes e amigos, este passou pro complicações e veio a falecer rapidamente. Foi como se tivessem tirado o chão dos Irupienses e Iunenses, havia partido um dos maiores e mais querido homem públicos da região do Caparaó, seu velório arrastou multidões de todos os Estados do Brasil, lembro-me que em uma parada na praça da Igreja católica de Irupi, a multidão se aglomerou como jamais visto, todos queriam vê-lo pela última vez, autoridades do Poder Legislativo, onde tinha grandes amigos e companheiros políticos, do Poder Executivo, onde era amplamente conhecido e atividade onde foi representante, quando Prefeito de Iúna, período que conquistou o respeito da categoria e do Poder Judiciário, uma vez que era Advogado atuante, se posicionando como um dos mais renomados da região.

Diversos órgãos de imprensa da região abriram páginas especiais para falarem de ELINHO, afim de registrar seus feitos pela região, em especial os Municípios de Iúna e Irupi, terra que nasceu, estudou, se formou, administrou, casou, construiu seu maior patrimônio, sua família, e terra por quem morreu.

WELINGTON FIRMINO DO CARMO (ELINHO)

NATURAL DE IRUPI, ES.

CASADO COM D. JULIETA PATILHA DO CARMO

FILHO DE JOAQUIM LOPES DO CARMO E MARIA FIRMINA DO CARMO.

RESIDENTE EM IÚNA ES.

CAUSA MORTE: COMPLICAÇÕES DEVIDO A ATENTADO COM ARMA DE FOGO.

LOCAL DE SEPULTAMENTO: SUA CIDADE NATAL, IRUPI.

Data de Publicação: terça-feira, 14 de agosto de 2007