A Saúde no Município de Irupi

Na sessão do dia 06 de agosto, a servidora da Secretaria municipal de Saúde, Cleidis Segal de Oliveira usou a tribuna da Câmara de Irupi para falar sobre os programas desenvolvidos pela secretaria e informar aos irupienses os serviços que estão sendo disponibilizados pelo município.

Programa de Medicamentos de Alto Custo

Atende a pessoas dependentes do uso de medicamentos considerados de alto custo. Atualmente o programa tem 21 pacientes cadastrados.

Programa de Saúde Mental

Já distribuiu 8.062 comprimidos para pacientes cadastrados que dependem de medicamentos para saúde mental.

Especialidades Médicas e aparelhagem

Segundo informou a secretaria, o município conta hoje com profissionais em Otorrinolaringologia, Ginecologia, Ortopedia, Odontologia, Pediatria, Gastro e equipamentos para  Ultrasonografia, Raio X e Raio X Dentário além de laboratório para exames de pequena complexidade.

Convênios

Para os pacientes que necessitam ser atendidos fora do município a secretaria dispõe de Convênio com os hospitais de Iúna, Muniz Freire, Cachoeiro, Vila Velha e ainda em Vitória nos Hospitais São Lucas, Evangélico,  Santa Rita além de outros.Para exames laboratoriais  há Convênio com Laboratório Irupi para exames de maior complexidade.

Saúde no Interior

Cleidis lembrou que o município inaugurou recente  o posto de saúde na unidade de Barra Grande com consultório médico, sala de vacina e  preventivo além dos postos já existentes em  Santa Cruz e São José que ainda contam com consultório Odontológico.

- "3 equipes de ESF ( Estratégia de Saúde da Família) vão às comunidades e fazem acompanhamento e encaminhamento médico juntamente com as agentes comunitárias. Os atendimentos estão em uma média mensal de 749 atendimentos médicos, 1.624 procedimentos de enfermagem, 2.529 de auxiliar de enfermagem,2.260 atendimentos odontológicos  e ainda 2.648 visitas dos agentes comunitários", informou a servidora.

O Pronto Atendimento na Cidade

Sobre o atendimento na sede do município que tem se tornado o ponto mais polêmico e desafiador para a administração pública municipal Cleidis esclareceu que os plantões médicos teêm funcionado esquema de Pronto Atendimento, ou seja, um plantão de 12 horas que tem atendidos em média  2.200 casos por mês entre as 07 e as 19 horas.

"Estamos de portas abertas para atender à população e até mesmo para esclarecer dúvidas...a secretaria esta fazendo o melhor dentro de suas possibilidades", argumentou.

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de agosto de 2007