Câmara Municipal de Irupi - Link para página inicial

Conceição fala sobre relacionamento com o Governo Municipal

A Vice-prefeita Municipal, Maria Conceição Leal de Souza, veio á Câmara de Irupi a convite do Vereador Valdécio José da Costa (PPS) e foi questionada sobre seu relacionamento com a administração municipal.

O Vereador Valdécio declarou ter sentido um afastamento da Vice-Prefeita e perguntou se haveria algum motivo para que a Vice lhe estivesse ignorando. Conceição explicou que na época em que esteve no cargo de Prefeita sentiu-se sem apoio de Valdécio, o que lhe teria causado certa decepção.

O Vereador Marcos Antônio Gomes de Lima (PSC) acusou Conceição de não responder bem aos questionamentos e alegou que Conceição deveria ter assumido uma Secretaria para auxiliar ao prefeito.

"Ele não me deu condições para trabalhar!", Respondeu a Vice-Prefeita ao ser questionada pelo Vereador Marcos sobre qual seria o motivo do seu rompimento político com o Prefeito.

Veja abaixo uma transcrição com destaques do Dircurso de Conceição.

"Fui convidada pelo Prefeito Municipal para formar chapa com ele para disputar as eleições no Município, onde foram traçados objetivos e metas de campanha. Tudo que íamos fazer foi devidamente combinado com a equipe de campanha, o que pode ser comprovado por alguns colegas que se fazem presentes hoje na Câmara, já que foram eleitos vereadores do Município.

Na Campanha fizemos diversos compromissos com o povo, falamos como seria nosso governo, dissemos que faríamos um governo transparente e sério, nos comprometemos até em publicar os atos do executivo em local visível a cada dois meses para que todos acompanhassem as atividades da Administração, e isso nunca foi feito, e o povo cobra isso de nós.

Prometemos também ao povo fazer mudanças e que não íamos aceitar que mais de uma pessoa fizesse o papel de Prefeito, e o povo está vendo quem é o Prefeito de Irupi hoje, é só perguntar nas ruas que todos falam, acho que não preciso citar nomes, já que todos sabem.

Destacamos os erros da administração daquela época e prometemos ao povo não cometer os mesmos erros, gostaria de deixar uma pergunta para que todos pudessem refletir: será que não estamos cometendo os mesmos erros e até piores? Até porque a Receita daquela época era de aproximadamente 500 mil e hoje passa de um milhão, e as obras prometidas ao povo foram feitas?...

Prometemos em campanha que colocaríamos a saúde funcionando como se deve no Município; é só ir lá para ver como está, pode perguntar nas ruas também, os vereadores já cansaram de cobrar serviços de saúde de qualidade nessa Tribuna e não são coisas difíceis de fazer, como disse nosso colega Vereador Nivaldo várias vezes: "o povo só quer ser tratado com respeito", será que isso é difícil?

No ano de 2007 o prefeito não tirou férias, talvez seja porque eu tenha gastado muito quando assumi a Prefeitura, e como não poderia gastar, pois tive que pagar dívidas da Prefeitura de meses e até anos anteriores...., e ainda consegui mostrar serviço, todos são testemunhas disso, se passarem pelo centro da cidade vão ver, nem precisa destacar.

Deixo outra pergunta para o povo, onde estão as metas e propostas de trabalho que colocamos em nosso plano de governo que foi lido em público na praça? Porque hoje tudo que vemos de obras são de recursos que vieram do Governo Federal, do Estado e dos royalties do petróleo que chegam todo mês para o Município e são obrigatoriamente destinados a tais obras, não tem nada feito com recursos próprios, conforme já foi destacado nesta tribuna no final do ano passado pelo Vereador Valdécio, quando destacou que o Município foi um dos Municípios que menos investiu com recursos próprios, todos lembram disso.

O Prefeito encheu o peito e disse : "Secretário que não trabalhar eu mando embora" acho que nenhum foi demitido até hoje. O Vereador Luiz está cobrando pela sua comunidade o que aconteceu com os recursos para fazer o tratamento de Água de São José a meses e estão enrolando ele na Prefeitura, o dinheiro estava na conta e foi devolvido, a obra foi iniciada e paralisada, será que os seus secretários não têm nada a dizer? E esse é só um dos casos, tem vários outros.

A Escola da Barra Santa Rosa que ia ser entregue em dezembro de 2006 está paralisada e o dinheiro foi depositado na conta da Prefeitura para construí-la, será que seus secretários também não sabem de nada, quanto ao processo de licitação, a execução da obra, o valor... o Município precisa daquela Escola e o povo está cobrando e estão certos...

E quanto as estradas de nosso Município, que passaram mais de 6 meses praticamente intransitáveis e os vereadores desesperados pedindo para que patrolassem ou consertassem, pois o povo não tinha como se locomover, se ocorresse uma emergência ia morrer, pois não tinha como prestar socorro...

Quando fomos eleitos, o Prefeito me ofereceu a Secretaria de Saúde, e eu tive que recusar, porque ele não estava dando nenhum tipo de suporte para trabalhar, assim como não dá hoje, ...os senhores vereadores sabem disso, podem ir lá e ver com seus próprios olhos, pergunte aos funcionários como está o índice de mortalidade infantil, o índice de tuberculose no Município, assim como a saúde mental, o índice de suicídio vejam como era no passado e como está agora, entre outros casos, como eu poderia assumir uma Secretaria assim?

          Me ofereceu também a Secretaria de Ação Social, que ocorre da mesma forma, agora tem um carro lá mas na época não tinha porque se precisasse de um carro tinha que pedir emprestado em outra Secretaria, como uma assistente social vai atender a uma ocorrência na zona rural em tempo hábil se não tem nem como chegar lá?...

 Parabenizo ainda a elas que conseguem se virar para trabalhar, até porque fazem um trabalho muito bom dentro de suas limitações, isso devido a competência que elas tem, .

Quando assumi a Prefeitura o Secretário competente da época colocou uma linha de telefone celular da Prefeitura em meu aparelho de celular ...e eu já pedi várias vezes para que ele tirasse. Estou com a linha, mas não funciona mais e vou encaminhar ofício pedindo pra desligar...

O Vectra pertencente ao Gabinete é usado frequentemente para passeios em praias e viagens para resolver assuntos particulares no norte do estado ou em Guarapari, em shopings, muitos já presenciaram essa cena ou sabem disso, inclusive vereadores. O Vectra fica estacionado em frente a casa do Prefeito dia e noite, podem passar na rua que vocês vão ver, enquanto ele deveria ficar na garagem, principalmente nos fins de semana, feriado e quando chega de viagem. Isso também ocorre com outros carros pertencentes às secretarias do Município, são bens do povo, comprados com dinheiro público.

Sempre estive a disposição do povo, apesar de alguns dizerem que eu estou morando em outra cidade, eu estou sempre em minha casa e trabalhando, todos sabem onde, exceto quando tive que viajar por motivos pessoais e de saúde, podem ir lá que vão me ver ou saber onde estou e até porque não estou...

Diante do exposto, senhores vereadores, em especial o Vereador Valdécio, como eu poderia não estar chateada com a Administração, se eu mesma presenciei e até fiz vários desses compromissos em palanque?

Hoje me sinto incapaz até de visitar uma família, pois prometemos várias coisas e não foi feito nada, já estamos na fase final do governo, talvez agora apareça alguma coisa, já que existem boatos de candidatura a reeleição do Prefeito, espero que o povo se lembre das palavras do Vereador Marcos, que sempre pede para que o povo faça a avaliação da Administração. Lembrem do que foi prometido e o que está sendo feito, espero que o povo tome conhecimento das despesas do Município.

De coração peço desculpas por mim e por meus pais que não mediram esforços para visitar as famílias que com muito carinho nos receberam e acreditaram no que estávamos propondo. Lamento por terem sido enganadas, pois nós também fomos enganados!

São esses os motivos que me deixaram muito decepcionada com a Administração Municipal."

A Vice Prefeita ainda lamentou a ausência do Prefeito por não estar presente para responder às suas acusações e agradeceu o convite do Vereador Valdécio.

 

        Por Várias vezes o Presidente da Câmara, Joel dos Santos Ribeiro (PSB), teve que intervir para repelir a manifestações do público presente que lotou o auditório do Plenário e aplaudia constantemente as falas de Conceição.

 

     Mais desta Sessão:

     * Confira aqui o Resumo desta Sessão e os projetos que tramitam na casa

Data de Publicação: segunda-feira, 21 de maio de 2007

ACOMPANHE A CÂMARA

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço Rua Laurentina Miranda Leal, 202 - Centro, Cep: 29.398-000 - Irupi/ES
Atendimento Telefone(s):
(28)3548-1157

E-mail:
ouvidoria@camarairupi.es.gov.br
Horário de Funcionamento Horário de funcionamento da Câmara: Segunda a sexta-feira de 12h00 às 18h00 | Dias e Horário das Sessões: Todos os dias 5 e 20 às 18h00

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.