Vereador pede trabalho preventivo na Saúde Municipal

Mereceu destaque na Sessão da última terça-feira (22/04) na Câmara de Irupi, a proposta do Vereador Erildo Carvalho Fernandes (PSB) em que ele indica ao governo municipal proporcionar exames de saúde gratuitos para população carente, principalmente produtores rurais do município.

Erildo justifica que há doenças que assolam a população constantemente, mas que poderiam ser facilmente diagnosticadas e tratadas proporcionando melhores condições de vida para o  povo.

O Vereador apresentou um lista de exames que deveriam ser feitos gratuitamente através da Secretaria Municipal:

Saúde do trabalhador

Exames anuais de rotina para todos os servidores:

- Consulta médica anual com exame físico-clínico completo para diagnosticar possíveis doenças como Hipertensão Arterial e Diabetes, hemograma Completo, Glicemia, Colesterol, Triglicérides e ceutrinina.

Trabalhadores de Locais Insalubres como coleta de lixo e séricos de radiologia:

- Os mesmos anteriores;

- Exames Parasitológicos de fezes para diagnosticar verminoses em geral e exames de Dermatose ocupacional para doenças de pele.

Para Erildo, o atendimento de sua indicação faria valer o que já é de direito do Cidadão:

- Gostaria muito que o poder público a partir de hoje tomasse essas providencias. Não se trata de agraciar. É um direito que a pessoa tem de ir ao médico fazer uma avaliação anual para que se detecte qualquer uma dessas coisas - salientou.

O Parlamentar ainda falou sobre da importância que este tipo de trabalho preventivo tem para o Poder Público e o trabalhador do Município:

- É muito melhor prevenir com esses exames do que depois a prefeitura gastar no dia-a-dia deste cidadão quando ele estiver doente. Com esta prevenção, tanto é beneficiado o poder público, quanto o cidadão, que com saúde vai produzir muito mais, argumentou.

As indicações elaboradas pelos Vereadores e aprovadas pelo Plenário não tem caráter de Lei e são encaminhadas para o Gabinete do Prefeito Municipal, podendo serem atendidas, conforme o mesmo julgar cabível.

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de abril de 2008