Segurança Pública em Irupi

O Major Wéllignton Virgílio Pereira, Comandante da 7º companhia Independente, orgão da polícia militar qua atua nos municípios de Iúna, Irupi, Ibatiba e Ibitirama reuniu-se na útima segunda-feira, 21 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Irupi com vereadores e diversos munícipes para discutir o tema da segurança pública em Irupi, sua atual situação e perspectivas para os próximos anos.
    O major apresentou dados muito importantes para uma melhor discussão do tema.

O Quadro Atual

Segundo o oficial, o município de Irupi conta atualmente com um efetivo de 10 policiais militares e passa pelos mesmos problemas de segurança que o ocorrem em cidades maiores.
    Em um município onde 48% da população esta situada na zona rural e a polícia local conta com apenas uma viatura, para atender à comunidade, uma ocorrência dura em média duas horas desde o registro até a entrega de um detido em Iúna, deixando a comunidade orfã neste período.
    "Somos incompreendidos quando o soldado não é encontrado", lamentou o Major.
    Os dados apresentados pela companhia militar revelam um forte aumento no registro de crimes contra a pessoa que saltaram de 47 para 110 ocorrências em 2005. No geral, o total de ocorrências subiu de 181 em 2002 para 370 em 2005 devendo ser superado em 2006.

Perspectiva Alarmante

Major Wéllingtom revelou aos presentes que com o crescente número de soldados que tendem a aposentarem-se nos próximos anos, a 7º CIA que hoje conta com 75 políciais em exercício deverá estar  com no máximo  52  soldados  no ano de 2016, caso não  haja  renovação no quadro.
     "Ora com a demanda social crescente e o efetivo policial a diminuir, tende-se ao crescimento nas escalas de serviço e políciais cada vez mais insatisfeitos", enfatizou o comandante.

Proposta para Melhoria do Sistema

Foi apresentada uma proposta de transformação da 7º CIA independente de Iúna em um Batalhão da Polícia Militar que teria sede em IBatiba. O Major enumerou os seguintes benefícios que seriaa alcançados com a realização do projeto:
 - Irupi que hoje é destacamento com um grupo de 10 policiais seria transformado em um pelotão que é composto por 30 PMs;
- A região teria uma melhor representação junto ao comando geral da PM visto que seria contemplada com um Tenente-Coronel;
- Haveria um aumento na área de atuação, visto que o Batalhão também englobaria os municípios de Muniz Freire, Brejetuba e Divino de São Lourenço o que levaria a um maior sucessos na reivindicações;
    Em suma, a criação do Batalhão podeiria implicar em um aumento do efetivo policial em toda região e um maior sucesso na reivindicação de equipamentos, armamentos e viaturas culminando na melhoria dos serviços prestados à população.
    Major Wéllingtom ainda informou que esta sendo marcada para breve uma reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar e o Secretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo para a exposição do projeto.
    O oficial solicitou os esforços de toda a classe política para a concretização do projeto.

Data de Publicação: segunda-feira, 21 de agosto de 2006